quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Curiosidades sobre a Imigracao no Canada...

Recebi este texto de uma lista fechada e achei interessantissimo para compartilhar aqui com voces.

Para quem gosta de mastigar numeros, clique aqui para baixar este pdf, que tem tudo o que voce sempre quis saber sobre imigracao canadense e nunca teve coragem de perguntar (para nao parecer maluco):

Alguns fatos interessantes / curiosos retirados do documento:

- Apenas 26.000 imigrantes vieram da America do Sul; 500 deles com mais de 45 anos de idade. O Brasil exportou somente 2.480 pessoas (todas as categorias e idades). Apesar de pequeno, o numero de novos
imigrantes brasileiros tem aumentado ano a ano, saindo de cerca de 800 no ano 2000 e acelerando bastante nos ultimos 4 anos. Fazendo a media diaria, podemos assumir que chegam 2 a 3 familias de brasileiros todos
os dias no Canada.

- A principal origem dos imigrantes (precisa dizer?) e' a China, seguida das Filipinas (surpresa!) e da India. Em seguida, vem Estados Unidos, Reino Unido e Franca. O Brasil ocupa a posicao 23, atras ate do Egito, dos Emirados Arabes Unidos e de Taiwan e logo acima de Jamaica, Israel, Ucrania e Vietna.

- 60% dos imigrantes em 2009 eram de classe economica (skilled workers, entrepreneurs, investors), incluindo conjuges e dependentes. Os tao mal-falados refugiados representam 9% dos imigrantes em 2009.

- Na categoria skilled worker, 26.300 homens e 14.400 mulheres foram aplicantes principais

- Do total geral, 50.000 imigrantes tinham menos de 15 anos de idade (ufa, alguem para pagar a nossa aposentadoria!).

- 42% dos imigrantes se estabeleceram em Ontario e, apesar de todo o esforco dos vizinhos francofonos, apenas 19% em Quebec. 16% foram para British Columbia. A GTA sozinha recebeu 32% do influxo, ou cerca de 82.000 pessoas - roughly, 225 pessoas por dia. Entre sul-americanos, porem, Quebec consegue um resultado melhor: 9.000 imigraram para la, 12.000 para Ontario.

- 67.000 imigrantes, ou 26% do total, nao sabem falar nem ingles nem frances (criancas incluidas). 5.000 aplicantes principais da categoria skilled worker nao sabem nenhuma das linguas oficiais.

- Entre 1910 e 1913, o numero de novos imigrantes superou a media de 300.000 (400.000 so em 1913). Percentualmente, isso significa que entre 1905 e 1914, mais ou menos, o numero de imigrantes foi mais de
40% do numero de residentes no inicio do periodo. Apesar de numeros absolutos semelhantes, hoje em dia o Canada "importa" menos de 1% de sua populacao por ano.

- A lingua mae mais falada pelos imigrantes e' o ingles (a China tem varias linguas).

6 comentários:

  1. Muito bom. Serve para derrubar (ou confirmar) uma série de mitos.

    Abraços e boa sorte.

    Der Doppelgänger
    http://canadasaga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. oi gente.... me chamo Fernanda sou farmaceutica e estamos analisando o processo imigratorio para o canadá.... uma amiga minha disse que era mais fácil tentar o processo via quebec....mas nosso sonho era ir para vancouver..... a minha duvida é a seguinte: tenho 10 anos de experiencia aqui no Brasil, mas ainda nao dei entrada no processo de validação do diploma.... posso aplicar para vancouver assim mesmo??? Porque efetivamente não poderei trabalhar como farmacêutica lá.... me ajudem por favor.... abraços !!!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessantes os dados. Mas no site do CAIS - Centro de Apoio e Integração Social tem um relatório, resultante de um projeto de pesquisa denominado "Brasil, Mostra a tua Cara" sobre o perfil social do imigrante Brasileiro em Ontário.

    Aqui o Link. http://www.caisbrasil.org/pesquisas/brasil-mostra-a-tua-cara/

    ResponderExcluir
  4. Chineses, filipinos e indianos voce ve aos montes aqui no Canada.O Canada do passado foi um Canada europeu, o Canada de hj e do futuro sera um Canada asiatico.

    ResponderExcluir