sexta-feira, 22 de maio de 2009

Clube de conversação

Ontem eu e o Dimitri participamos pela primeira vez do "Conversation Club" (clube de conversação) da YMCA.

Chegamos um pouco tímidos, mas logo nos animamos, ao ver que o grupo tinha mais de 30 pessoas, a maioria imigrantes na mesma situação que nós.

O grupo foi dividido em mesas com seis pessoas e em cada mesa havia um voluntário canadense, que era o "mediador" da conversa. A nossa mediadora era uma jovem de Vancouver, muito simpática, que nos falou sobre vários aspectos do dia-a-dia em Vancouver e do Canadá em geral.

Foi ótimo poder falar em inglês sobre assuntos diferentes pois, por enquanto, nosso vocabulário ainda está muito limitado, pois acabamos conversando apenas com os caixas do supermercado, cumprimentando as pessoas no elevador do hotel, pedindo informação na rua... :)

Em nossa mesa havia duas moças coreanas e também uma jovem da Ucrânia, que já está há três anos no Canadá, mais ainda tem um forte sotaque. Aliás, vimos que, pelo menos em Vancouver, não precisamos nos preocupar com nosso sotaque, pois as pessoas daqui estão bem acostumadas a ouvir todos os tipos de sotaque e conseguem nos entender bem.

O encontro durou cerca de uma hora e meia, mas passou muito rápido. Acredito que vamos participar dos próximos, pois essa conversa informal ajuda mesmo a destravar a língua. rsrsrs

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Hospedagem - hotel e aluguel do imóvel

Antes de viajarmos, fizemos muitas pesquisas na internet por preços de aluguel em Vancouver e nas cidades próximas. Porém, achamos arriscado alugar um imóvel às cegas (fotos enganam muito) e optamos por ficar em um hotel no primeiro mês. Assim poderíamos procurar com mais calma e, principalmente, visitar os lugares que nos interessassem.

A melhor opção de hotel (leia-se mais barata) foi o Shaugnessy Village, um hotel/bed and breakfast honesto, que não fica em downtown mas também não é muito longe. Tudo bem que a decoração é bem breguinha: o tema é um cruzeiro de luxo em um navio! Tem vários peixes pendurados e os quartos são pequenos para parecerem as cabines de um navio! rsrsrsrs

Dá só uma olhada na baleia orca voando bem atrás da placa na entrada do hotel:



Como fechamos a tarifa mensal, ficou bem em conta: $ 1.090 por 30 dias, com direito a 10 cafés-da-manhã para cada um.

Após chegarmos ao hotel, continuamos nossas pesquisas por imóveis em sites como Craiglist, Viewit e RentBC. Encontramos um anúncio de um basement em Burnaby, em que o aluguel já incluia o aquecimento, eletricidade, água e...internet wireless!!

Pelas fotos, nem parecia um basement, de tão claro e espaçoso. Outra vantagem é que o imóvel já estava parcialmente mobiliado, o que significaria economizar o dinheiro com a cama, microondas e mesinha de jantar. O normal aqui é que os imóveis para alugar tenham apenas fogão e geladeira. Trocamos e-mails com o proprietário e marcamos a visita para o dia seguinte. Fomos até Burnaby de Skytrain, que parece um metrô, mas corre sobre um trilho suspenso.

Para nossa alegria, a casa ficava numa rua muito bonita e as fotos do basement faziam jus à realidade.



Depois de alguns dias, assinamos o contrato com o proprietário, um contrato padrão, e acertamos ficar por 10 meses. O aluguel será $ 860, pelo basement com sala com lareira, um quarto, cozinha e banheiro. Vamos nos mudar no dia 1 de junho, porque os contratos de aluguel aqui começam sempre na virada do mês. Essa data ficou ótima para nós, porque já tínhamos pago o hotel até o final de maio.

Bom, mais uma etapa vencida. E nem foi tão difícil quanto eu pensava!

terça-feira, 19 de maio de 2009

YMCA

Todo mundo já ouviu falar da YMCA (pelo menos naquela música do Village People rsrs). Eu já tinha lido em algum dos blogs, acho que no do Lu e da Nanade, que a YMCA (conhecida como ACM no Brasil) é um ótimo lugar para os recém-chegados aqui no Canadá e pude confirmar isso na semana passada.

A dica para procurar a YMCA veio do simpático motorista de táxi que nos levou até o aeroporto de Toronto. Paquistanês morando há 10 anos no Canadá, ele nos informou que essa associação oferece diversos programas de integração entre os recém-chegados e os canadenses. Também promove "conversation clubs", para aqueles que querem fazer novos amigos e treinar o inglês.

A YMCA aqui em Vancouver fica na Alberni St. Fomos muito bem-recebidos pelo pessoal da YMCA Connections. Para quem quiser saber mais sobre o programa, o endereço é www.vanymca.org/cs/connections.html. Fizemos nossa inscrição para participar do conversation club, na próxima quinta-feira (21). Vamos ver como será! :)