quarta-feira, 17 de junho de 2009

Cursos pagos pelo governo

Esses últimos dias têm sido agitados. Agora que já estamos sarando de uma gripe bem feia que deixou os dois com febre, tosse e totalmente afônicos, voltamos à luta!

Essa semana participamos de um workshop na SUCCESS, uma agência que oferece diversos serviços para os recém-chegados. Durante a palestra, descobrimos que a média para se encontrar um bom emprego na nossa área, nesses tempos de crise, é de seis meses. Se a pessoa optar por um "support job", ou seja, um trabalho na área de vendas, ou atendimento, essa média cai para um a dois meses.

Após o workshop, tivemos nossa primeira reunião com nossa case manager, que é a pessoa que vai nos orientar durante todo o processo de busca de emprego. Foi uma longa conversa e a case manager, uma simpática chinesa que está há 10 anos no Canadá e praticamente não tem mais sotaque, foi muito atenciosa e se mostrou muito empenhada em nos ajudar. Ela nos apresentou algumas opções de cursos que podem nos ajudar. O único problema é que esses cursos são bastante concorridos e talvez tenhamos que esperar até o meio de julho para começar.

Amanhã vamos até a YMCA participar da orientação para o programa de hosts, em que um cidadão canadense será nosso "anfitrião" durante os próximos três meses, para nos mostrar a cultura e o mode de vida das pessoas daqui.

Na próxima semana também vamos fazer a avaliação do ELSA (English Language Services for Adults), um curso de inglês gratuito para imigrantes, financiado pelo governo. Nossa idéia é assistir as aulas especializadas no mercado de trabalho (Labour Market Focussed) e essa avaliação vai dizer em que nível nosso inglês está.

Ufa! Nossa agenda canadense já está começando a ficar lotada! :)