quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Principais documentos ao chegar no Canadá

Essa semana recebi um e-mail pedindo mais informações sobre os documentos que o imigrante precisa tirar assim que chega ao Canadá.

Vou colocar a resposta aqui também, pois pode ser útil para outras pessoas que venham para a província de British Columbia.

PR Card.
Esse é o cartão de residente permanente. Os formulários para conseguir esse cartão você recebe ainda no Brasil, mas quem preenche é o oficial da imigração no aeroporto, assim que a pessoa faz o landing. Se você tiver um endereço fixo, já podem passar para o oficial de imigração na hora. No nosso caso, não tínhamos endereço fixo, pois ficamos num hotel no começo. Então, assim que alugamos a casa, passamos um fax com o endereço fixo para um número que o oficial da imigração nos deu. Os cartões chegaram por correio algumas semanas depois.

SIN (Social Insurance Number)
Nós tiramos em uma das unidades do Service Canada (www.servicecanada.gc.ca). Aliás, nessa unidade nós pegamos de graça um livro que se chama British Columbia Newcomer's Guide to Resources and Services. É um guia de 100 páginas que foi a nossa "bíblia" aqui no começo. Tem todas as informações que vocês imaginarem para os imigrantes, com endereços e telefones.

Medical Service Plan (MSP)
É a carteirinha do sistema de saúde da província de British Columbia. Vocês só vão ter direito a usar depois de três meses aqui, mas eles aconselham se cadastrar logo que chegarem. Dá pra achar as informações no site http://www.health.gov.bc.ca/insurance/index.html . Nós baixamos o formulário pela internet, preenchemos e mandamos pelo correio para o governo. Ah, não sei se vocês sabem, mas aqui em BC paga-se uma taxa pela saúde. Para o casal é $ 96 por mês. As carteirinhas também chegaram por correio.