segunda-feira, 22 de junho de 2009

O primeiro picnic canadense

Esse domingo eu e o Dimitri fomos convidados para participar de um picnic no Stanley Park, organizado pelo pessoal da YMCA.

O evento foi preparado para comemorar o Dia dos Pais (que aqui acontece em junho) e para reunir os participantes do programa YMCA Connections, em que voluntários canadenses auxiliam imigrantes. Nesse programa, cada imigrante é apresentado a um voluntário da YMCA que tenha interesses parecidos com os dele e, durante três meses, essa pessoa se torna uma espécie de "mentor" para o recém-chegado. Os participantes podem se encontrar na própria YMCA, sair para bater-papo em um café ou fazer qualquer outro passeio.



O picnic no Stanley Park reuniu tanto imigrantes quanto voluntários do programa e foi muito divertido. Os hot dogs ficaram por conta da YMCA e cada convidado levou também um prato e sua própria bebida. Ficamos um pouco receosos sobre o que levar, já que eles pediram para não levar "junk food". As sugestões eram salada, um prato de arroz ou noodles e vegetais. Então, acabei levando salada de alface e tomate, mas acho que não fez muito sucesso, pois a vasilha voltou pela metade. rsrsrs

Algumas pessoas levaram sobremesa, como donnuts e umas tortas muito boas! Isso acabou rapidinho! Na próxima vez vou tentar caprichar e levar alguma coisa mais saborosa que salada de alface.



A parte das comidas foi muito boa, mas o mais interessante do picnic foi a diversidade cultural. Como eles promoveram alguns jogos para que as pessoas interagissem, em apenas algumas horas conversei com pessoas da Tailândia, China, Ucrânia, EUA, Índia, Trinidad e Tobago, Filipinas, Singapura, Taiwan, França, Venezuela e, ufa!, do Canadá! É incrível como Vancouver recebe gente de todos os cantos do mundo.

Conheci pessoas muito simpáticas e com um desejo sincero de ajudar. Muitos deles são imigrantes que já estão aqui há alguns anos, ou filhos de imigrantes, e que também receberam a ajuda de alguma alma boa quando chegaram ao Canadá. Então acham que é hora de retribuir.



A experiência foi ótima! Ouvimos tantos sotaques diferentes, mas as histórias são sempre parecidas: pessoas buscando uma vida melhor nesse imenso país chamado Canadá.

Depois do picnic, aproveitamos para dar um passeio por Vancouver e descobrir outra parte do Seawall walk que não tínhamos visto ainda.

Fico impressionada com a beleza dos prédios daqui, a maioria de vidro, para que as pessoas possam aproveitar ao máximo a paisagem de dentro de seus apartamentos.



Abaixo o Dimitri em um dos "water parks" daqui. Mesmo com tempo nublado, sempre vemos alguma criança se divertindo.