quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Curso gratuito de planejamento de carreira

Não tenho escrito muito no blog ultimamente porque andava ocupada fazendo um curso de planejamento de carreira (Career Planning Program).

Esse tipo de curso é subsidiado pelo governo e serve para orientar pessoas que, por algum motivo qualquer, gostariam de mudar de carreira e saber em quais outras áreas poderiam trabalhar com as habilidades que já possuem. Ou quais outras carreiras poderiam seguir ao fazer uma nova faculdade, por exemplo.

O curso é bem completo e analisa vários aspectos, como o tipo de personalidade (MBTI - Myers-Briggs Type Indicator), "transferable skills" (habilidades que podem ser transferidas de uma profissão à outra), interesses profissionais e pessoais, além de dar várias dicas sobre como anda o mercado canadense em cada uma das profissões.

Após várias aulas em grupo e uma batelada de testes em diversos programas de computador específicos, todos os dados são cruzados e novas profissões que poderiam se encaixar no que você deseja são sugeridas.

Foi bem interessante fazer. Algumas profissões sugeridas para mim pelo computador foram bem estranhas, como "funeral director" ou "dating service consultant", por exemplo. Mas é claro que surgiram várias outras e temos que ouvir também a opinião dos instrutores.

Apesar de ter mais canadenses do que imigrantes na minha sala, o curso também é ótimo para aqueles recém-chegados que ainda vão levar um tempo para conseguir a licença profissional para trabalharem aqui, como dentistas ou engenheiros, por exemplo.

Para mim, a conclusão foi é que devo continuar tentando encontrar emprego na minha área (comunicação), mesmo que ainda precise aperfeiçoar meu inglês, pois isso é uma questão de tempo. Mas vi que existem várias outras opções e que posso ser feliz em muitas outras áreas.

Vídeo Canadá Diário - Episódio 5b - Toronto Dia 3 - Community Store

Um extra ao episódio 5b, Dica de compra em Community Store, uma espécie de brechó, com produtos extremamente baratos.
29 de abril de 2009

Assista antes os capítulos anteriores:
Episódio 1 - O Início - Episódio Piloto
Episódio 2 - A Partida do Brasil
Episódio 3 - Chegada ao Canada - Toronto Dia 1
Episódio 3b - Preços em Toronto - Toronto Dia 1
Episódio 4 - Toronto Dia 2 - Museu - Royal Ontario Museum
Episódio 4b - Toronto Dia 2 - Protesto Tamil
Episódio 5 - Toronto Dia 3 - Zoologico de Toronto



Não perca o próximo capítulo...

Blog: http://canadadiario.blogspot.com/
Videodiário ou "Reality Show" sobre as experiências e aventuras de um casal de imigrantes brasileiros no Canada.

Produção: Dimitri Kozma e Fabiana Ferlin
Videolog