sábado, 4 de julho de 2009

Festa grega

É impressionante como sempre encontramos coisas interessantes para fazer por aqui, mesmo sem procurar. Pelo menos agora no verão.

Hoje fomos a um festival de tradições gregas, o Greek Summer Festival, a apenas dois quarteirões da nossa casa. Já tínhamos visto um cartaz falando sobre o festival, mas acabei me esquecendo. Lembrei hoje, no final da tarde, então resolvemos dar um pulo lá, já que amanhã é o último dia.



Foi uma festa típica, com barracas de comida montadas ao lado da igreja ortodoxa grega de Burnaby. Assistimos a algumas apresentações de dança folclórica e pudemos perceber o quanto a colônia grega daqui é grande. Dá pra entender o porquê de vermos um restaurante grego em cada esquina. :)





Como havíamos almoçado tarde, não quisemos provar os pratos típicos, como o churrasco grego de carneiro, mas experimentamos uma sobremesa muito boa, chamada "loukoumades", uma espécie de bolinho de chuva mergulhado no mel e coberto com gergelim e canela. Descobrimos que gergelim em inglês se fala "sesame seeds".



O Dimitri, que "quase" não gosta de doce, deu nota dez pra guloseima! rsrs



Sempre adorei essas festas típicas de cada país. E, pela diversidade cultural do Canadá, acho que o que não vai faltar aqui é esse tipo de festa.

E pra terminar, um videozinho que fizemos de uma das apresentações de dança:

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Churrasco, prova de inglês e outras coisinhas

Como faz um tempinho que não escrevo, vou tentar resumir os acontecimentos dos últimos dez dias.

Reunião de profissionais brasileiros

Recebemos um convite, por meio da BCA, para participar de uma reunião de profissionais brasileiros em Vancouver, na casa de uma arquiteta que já mora há mais de 20 anos no Canadá. O encontro acontece de tempos em tempos e tem como objetivo a troca de informações sobre o mercado daqui, além de permitir que as pessoas se conheçam ao vivo.

A reunião, que foi também um potluck (em que cada um leva um prato de doce ou salgado para compartilhar), foi ótima. Ouvimos diferentes histórias e conhecemos várias pessoas interessantes, inclusive da área do Dimitri, sempre com alguma dica boa para passar para os novatos como nós. :)

Prova de inglês (ELSA)

Eu e o Dimitri havíamos agendado uma prova para saber nosso nível de inglês e ver se poderíamos fazer o curso pago pelo governo (ELSA). Mas só depois descobrimos que o curso gratuito vai só até o nível 5 (intermediário). Mesmo assim, como já estava marcado, fomos lá fazer a prova, que era dividida em quatro etapas: listening, speaking, reading e writing.

Três dias depois recebemos uma carta com o resultado do teste, dizendo que não poderíamos fazer o curso, já que nosso inglês era "muito bom"!! Pela primeira vez fiquei feliz por não ter sido aprovada para fazer um curso! rsrsrs

Conheci minha host canadense

Mencionei nos posts mais antigos que eu havia me registrado no programa Connections, da YMCA. Na semana passada conheci minha host (anfitriã) canadense, que é uma voluntária que vai dedicar algumas horas por mês para se encontrar comigo e tirar minhas dúvidas sobre a cultura e o dia-a-dia canadense. O programa cruza as informações fornecidas por mim com as informações fornecidas pelos voluntários, para reunir pessoas que tenham interesses parecidos.

Minha host é praticamente da minha idade, recém-casada e sem filhos, e trabalha na área de comunicação/marketing. Ela me pareceu uma pessoa bem legal, interessada no Brasil. O único problema foi que ela começou a me perguntar sobre o futebol brasileiro e eu fiquei com cara de pastel, pois futebol definitivamente não é a minha praia. rsrsrs

Churrasco canadense

Esse foi o melhor evento dos últimos dias! Fomos convidados pelo dono do basement onde moramos para um churrasco na casa dele e aceitamos prontamente, é claro! Seria nosso primeiro churrasco canadense e uma oportunidade de conhecer melhor a família deles!

Fiquei na dúvida se deveria ou não levar alguma coisa, então perguntei. Acabei levando um bolo de chocolate, comprado no supermercado mesmo, já que ainda não tenho batedeira.

Juro que estava esperando aquele churrasco que vemos nos filmes, só com hambúrgueres e salsichas. Que nada! Foi um baita churrascão, com carne de verdade, salmão grelhado, salada de folhas verdes variadas, batatinhas, pão caseiro! Tudo uma delícia!

Eles explicaram que no lado oeste do Canadá eles preferem fazer churrasco com carne mesmo, bem diferente do churrasco americano. Sorte nossa!

Carteira de motorista

Começamos a estudar para tirar a carteira de motorista daqui, já que a nossa só vale por mais um mês. Mesmo sem caro, achamos melhor resolver logo essa pendência, já que uma hora vamos precisar comprar nosso "possante".

Fomos a um escritório do ICBC (Insurance Corporation of British Columbia), o Detran daqui, e pegamos gratuitamente o livrinho com todas as informações para estudarmos. O livro também pode ser baixado em pdf pelo site do ICBC e você pode fazer simulados até achar que está preparado para a prova teórica.

Algumas regrinhas de trânsito daqui são diferentes das do Brasil, então tem que estudar mesmo, para não correr o risco de ser reprovada na prova e ter que pagar de novo...