segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Gorjetas no Canada - Texto

O pessoal tem duvidas de como funcionam as gorjetas aqui no Canada. Vi este interessante artigo num blog e acho que vale a pena ser lido, apenas como curiosidade, clique aqui e leia.

Li o artigo e fiz um comentario la, que vou replicar aqui:

Bom texto! Parabens! Achei bastante interessante...

Porem nao concordo com ele. Acho um absurdo pagar gorjeta por alguns servicos, o que eles tem de diferente dos outros? Porque tem essa vantagem que outros nao tem?

Sou designer, e se eu faco um otimo servico com meu trabalho, o cliente me paga o que foi acertado e no maximo agradece. Porque tenho que pagar a mais do que ja esta sendo cobrado? Porque eles ganham pouco? Entao a culpa e do restaurante, que cobra muito e nao repassa ao funcionario, nao do cliente, que ja paga caro.

Aqui em Vancouver nunca paguei e nunca fui hostilizado por isso. Se ir dia for, vou retrucar e nao vou pagar.
Dou valor ao meu suado dinheiro. Pago o que me e’ cobrado.

Desculpem, mas e’ minha opiniao. Nao pago gorjeta e sou terminantemente contra esta mentalidade.

Complementando o texto, participo de uma lista e a gorjeta virou assunto la. Uma moca escreveu um texto (um tanto quanto tendencioso, pois ela trabalha de garconete) que me deixou ainda mais revoltado com esta historia absurda de dar gorjeta. Duplicarei aqui:

"No caso do tópico gorjetas, sinto que posso contribuir, então lá vai:

Desde que cheguei aqui no Canadá como estudante em 2003 venho trabalhando como garçonete. Por enquanto, continuo com o mesmo tipo de emprego, mesmo retornando ao país como skilled worker. Todo mundo aqui sabe que não é fácil encontrar emprego na área e o aluguel e as contas não desaparecem por causa disso....
Em fim, só queria dizer que garçons e garçonetes aqui no Canada recebem menos que o salário mínimo geral. Para qualquer outra posição, o mínimo pago por hora é 10,25, mas para "servers" é 8,90. Ou seja, as gorjetas são essenciais.

Além disso, em qualquer restaurante ou bar os donos dos estabelecimentos "cobram" seus "servers" 3% ou 4% sobre tudo que o funcionário vendeu. E tem mais: se você vai a um lugar onde haja um bartender ou, além do seu garçom, um outro funcionário (bus person) que limpa e reorganiza as mesas, este recebe 1% do total das vendas de cada server. É claro que todo esse dinheiro sai das gorjetas.

Então, por exemplo: Quando você recebe sua conta de 100 dólares (antes das taxas), dá 10 dólares de gorjeta. Suponhamos que naquela noite o server vendeu 1000 dólares: e recebeu 10% de gorjeta, 100 dólares. Na verdade ele irá pra casa com 50. 4% do chefe, 1% do ajudante. Ao invés de 10%, ele recebeu 5%.

Vamos pensar nisso antes de dar gorjeta. E, novamente, no Canadá, diferentemente do Brasil, 15% é o mínimo que se espera de gorjetas quando o serviço é normal; e 20% quando você realmente gostou de seu server.

Brasileiros tem uma péssimo fama. Eu mesmo odeio servir meus compatriotas pois sei que faço um bom trabalho e muitas vezes acabo sem gorjeta nenhuma com a desculpa de "eu não sabia". Vamos tentar ser mais legais e absorver os costumes, ok?

Há uma piadinha entre os garçons e garçonetes: What is the differece between a Brazilian and a canoe? The canoe tips!!!!!"

Ou seja, alem de cobrar uma fortuna no restaurante, o dono ainda ROUBA o dinheiro da gorjeta! Isto esta muito errado!

Outra coisa, porque o pobre funcionario do McDonalds que ganha um salario de fome nao ganha gorjeta? Porque o cozinheiro do restaurante, que fica fedendo oleo o dia todo nao ganha gorjeta? Porque a faxineira que limpa a empresa com todo cuidado nao ganha gorjeta? Porque o cara que trabalha limpando a rua nao ganha gorjeta? O trabalho deles e' mais facil?

Isto e' ridiculo e errado!

Se antes tinha alguma duvida, agora tenho certeza: Jamais darei gorjeta!