terça-feira, 10 de novembro de 2009

Filme do Esquadrão Classe A - The A Team - Minha participação...

Acabo de voltar de minha primeira participação como extra (ou figurante, se preferir) em um blockbuster americano. O filme em questão é o remake da antiga série de TV dos anos 80, Esquadrão Classe A (A-Team), que está sendo gravado em Vancouver, considerada a Hollywood do Norte.
Bom, vou tentar contar um pouco de como foi esta experiência, em texto e fotos. As fotos foram tiradas do celular e obviamente não tirei nenhuma foto de dentro do Set.


Já havia participado de inúmeros filmes no Brasil, mas nenhum com um orçamento que chegasse nem na ponta do dedinho do pé do que foi gravar aqui. No Brasil a gente trabalha com garra, com muita disposição, mas sem dinheiro.

Fui contactado na semana passada sobre minha disponibilidade de participar da gravação que seria na terça-feira seguinte (dia 10 de novembro de 2009), já aguardava esta oportunidade porque queria ver de perto como o pessoal da indústria cinematográfica faz filme aqui, com orçamentos milionários e uma equipe enorme. Independente do cachê, que sempre é bem-vindo, o principal mesmo era ver isso de perto e se divertir.


Na segunda-feira confirmaram a gravação para as 9:30 da manhã e eu deveria levar algumas opções de roupas e uma mala, pois a cena seria em um seaport em Oslo, na Noruega. Aqui uma parte do e-mail com informações sobre a cena:

*THE YEAR IS 2009.
*SEASON: Early Spring or Early Fall.
*WE ARE IN the busy SEAPORT of OSLO, NORWAY.
*IT WILL BE A TYPICAL day at the SEAPORT with TRAVELERS AND HOLIDAYERS PASSING THROUGH THE STATION AND WAITING IN LINE AT CUSTOMS
PLEASE BRING:
-THREE OPTIONS OF OUTFITS!!
-NEUTRAL,COOL COLOURS.(NOT TOO EARTH TONE)
-CONTEMPORARY, CASUAL SMART TRAVELING
CLOTHES.
-ANYTHING WITH A EUROPEAN CUT OR STYLING.
-LIGHTWEIGHT COATS/JACKETS ARE GOOD!
-Do not forget HATS and ACCESSORIES



Bom. Estava lá na hora certa, perto da estação de skytrain VCC Clark. Estava chovendo bastante e um pouco frio. A gente ficou numa grande tenda aquecida, onde haviam mais ou menos uns 300 extras.


Depois de preencher alguns papéis, verificar se as roupas estavam de acordo, definir alguns extras para se vestirem de policial (roupa muito bem feita, por sinal, da polícia norueguesa) e esperar bastante, sempre com muitos petiscos disponíveis, finalmente fomos até o Set de gravação. Um galpão enorme, com uma decoração parecida com um aeroporto, incluíndo todos os detalhes, balcão de informação, placas indicativas, tudo muito bem feito.


Os diretores de extras definiram as posições que ficaríamos, alguns nas filas da imigração, outros na parte de tráz, na fila de embarque, alguns sentados nas poltronas de espera bem no fundo do cenário, policiais nas laterias, policiais com cachorros andando por um caminho pré-definido, pessoas no balcão de informações, etc. No fim das contas, é quase como compor um quadro, com cores e detalhes em determinadas partes para preencher tudo.
Fiquei na fila do passaporte, segundo da fila, aguardando minha vez de ser chamado pelo guarda da fronteira e apresentar o passaporte norueguês.

Depois de tudo acertado, extras posicionados, luz definida, detalhes no cenário ajustados, os 4 atores principais do filme entram em cena, são eles:
* Liam Neeson (Col. John “Hannibal” Smith)
* Bradley Cooper (Lt. Templeton “Face” Peck)
* Quinton “Rampage” Jackson (B.A. Baracas)
* Sharlto Copley (H.M. “Howling Mad” Murdoch)

Muito simpáticos por sinal, sem nenhum estrelismo, eles conversavam com a equipe, faziam gracinhas, contavam piadas, principalmente o "B.A." Quinton Jackson e "Murdoch" Sharlto Copley. Lian Neeson (nosso eterno Schindler) ficava mais introspectivo, assim como Bradley Cooper.

A produção também foi bem atenciosa e deixou todos bem a vontade. Me impressiona como tem gente que cuida de cada detalhe, toda hora ficam passando pelas pessoas maquiadora e cabeleireira para retocar detalhes. Claro, dezenas de continuistas, tirando fotos de tudo para registrar a posição exata que todos se encontram. Ahhhhh! Se soubessem como a gente faz filme no Brasil...

A cena deve ser bem curta no filme, e mostra os 4 membros do Esquadrão Classe A tentando passar pela alfândega na Noruega. Meu "complexo" papel era ficar lá na fila e passar pelo guarda de imigração, mostrando o passaporte (que por sinal era muito bem feito, parecia um passaporte de verdade) e me dirigir até o embarque. Os membros do Esquadrão também se dirigiam para o mesmo embarque, e ao entrar lá, sempre saía uma piada, com todo mundo amontoado lá. Sharlto Copley chegava abanando o passaporte: "Saiam da frente, sou da primeira classe." isso lá no backstage, onde só a gente viu. Se eu fosse o diretor, teria gravado esse improviso para colocar no filme.

Falando em diretor, não tenho a menor idéia de onde ele estava, o cara parecia estar escondido, a gente só ouvia a voz dele falando "action". O nome dele é Joe Carnahan e ele não fez nada de significante na carreira até agora.

Outra curiosidade foi quando houve uma pausa para acertar a luz e começaram a tocar umas músicas bem agitadas, acho que para manter o pique do pessoal, neste momento o B.A. deu um show a parte, estava caracterizado de príncipe africano, ou algo parecido (o disfarce dele na cena) e dançou muito animado na frente de todo mundo, com muito bom humor. Pena que acho que isso não foi gravado, pois daria um ótimo extra para o futuro DVD e BD.


Depois de uma pequena pausa de meia hora, fomos novamente ao set, desta vez para filmar detalhes dos diálogos. Tudo muito rápido e com poucas repetições, acredito que em função de usarem muitas câmeras para captar a mesma gravação. De qualquer forma, fiquei com a língua coçando para querer dirigir aquela cena e dar alguns palpites, mas resisti bravamente e fiquei de bico calado. rsrsrs


O interessante é que tudo é muito direto. Ajustam as luzes (isso seeeempre demora) e gravam. Não tem muita cena de cobertura, nada, é tudo direto e pronto. Isso é um certo risco, se faltar algo na edição, tem que voltar tudo para regravar. Obviamente isso não é problema, porque dinheiro é o que não falta.


As gravações terminaram às 4:30pm. Achei que iria demorar mais, mesmo assim, foi bem cansativo ficar em pé carregando uma mala pesada o dia todo. Depois de assinarmos o horário de nossa saída (uma fila enorme e meio bagunçada), comemos um almoço com um sanduíche ótimo, salada, sobremesa, etc. Nada mal.


O resultado final? Valeu a pena pela experiência. Vou poder contar para meus netos que participei deste blockbuster de verão, que sinceramente não espero muito, mas terei que assistir, ao menos para ver a cena montada e se eu apareço alguns poucos segundos na tela... :-)

Para encerrar, vou contar uma piada de extremo mal gosto que ouvi faz muito tempo e nunca esqueci. Leia por sua conta em risco... Se você ofende-se facilmente, por favor, não leia.
O cara trabalhava no circo, como tratador de animais, um dia, estava lá ele limpando o elefante, com o braço inteiro inserido no, digamos, orifício do animal.
Passou um gaiato ali e gritou pra ele:
- Que é isso, cara! Não tinha outro trabalho melhor pra fazer?
E ele com um sorriso no rosto, responde:
- Pelo menos estou no show business.



ATUALIZADO (2013)
Assista abaixo o vídeo com a gente contando detalhes sobre a experiência de trabalhar em figuração nos filmes de Hollywood. (Incluindo as cenas dos filmes). Aproveite e assine nosso canal no Youtube aqui.