sexta-feira, 29 de maio de 2009

Vida selvagem...na rua?

A maior preocupação da minha avó antes de eu vir para o Canadá era que eu encontrasse ursos e pumas nas ruas. Como ela assiste sempre aos documentários do Discovery Channel, ela ficou apavorada ao ver que em algumas cidades do país - naquelas bem afastadas e próximas às montanhas - era comum animais selvagens invadirem a cidade em busca de comida. Tentei convencê-la de que, pelo menos nas cidades grandes, como Vancouver, isso não acontecia e que ela podia ficar despreocupada.

Porém...imaginem a minha surpresa quando, no último sábado, vimos, em plena luz do dia e no meio da cidade, um COIOTE!! Sim, um coiote, aquele que corre atrás do Bip-Bip!

Estávamos voltando da feira de emprego e, para cortar caminho, resolvemos passar por dentro de um cemitério na 41st Street. O cemitério era um gramado enorme, bem aberto, e quando estávamos cruzando para o outro lado avistamos, no meio dos túmulos, algo que parecia um cachorro.



Mas foi só chegarmos um pouco mais perto para vermos que não se tratava de um cachorro, mesmo porque nunca tínhamos visto um vira-latas solto por aqui. Era um belo coiote, que ficou nos fitando todo o tempo.



Quando fomos ao Stanley Park, vi uma placa que dizia: "Se você acha que viu um coiote é porque viu mesmo". Só que isso foi no meio de um parque, não no meio da cidade! E o aviso também dizia que, no caso de encontrar um coiote, a pessoa precisa parecer bastante agressiva, gritar, jogar pedras nele, até que o bicho resolva ir embora. A placa deixava bem claro que a última coisa que você deve fazer é correr, porque aí ele corre atrás! rsrsrs

Fiquei morrendo de medo, mas ele não parecia querer atacar. Só não entendi o que ele estava fazendo no meio do cemitério!



Como estávamos com a máquina fotográfica, o Dimitri conseguiu tirar algumas fotos e até fazer um filminho, enquanto o que eu queria era sair o mais rápido possível de lá...mas sem correr. rsrsrs

Vejam abaixo o vídeo que o Dimitri fez:



No final, como havia vários corvos que estavam tentando atacá-lo, ele se afastou e foi embora, enquanto nós saímos por um outro portão. Não tinha ninguém no cemitério, então não conseguimos avisar nenhum funcionário, nem perguntar se aquilo era comum.

É, acho que vou começar a ouvir mais a minha avó a partir de agora! rsrsrs

E agora alguns outros exemplos de vida selvagem que vimos aqui no Canadá, tudo no meio da cidade:

Foca em False Creek
Vimos algo que ficava emergindo e submergindo. Temos a foto da cabeça dela, mas não está aqui no computador agora. Depois atualizo.

Racoons no Stanley Park



Pata e patinhos no Stanley Park



Esquilos por toda a parte




Corvos
por toda parte



Gaivota em Granville Island



Gansos numa pracinha



Pobre porquinho no Public Market
...

5 comentários:

  1. Fabi, não se assuste se tu encontrar ursos em Vancouver Heights, perto de Burnaby! Especialmente no começo do inverno. No ano passado, infelizmente, foram registrados alguns ataques..é a vida sslvagem! Rsrs..Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Um primo que mora em Montreal, assim que chegou, teve que chamar a defesa civil: tinha um ALCE no jardim dele!!
    Saiu até no jornal... hahaha!

    E que dó desse porquinho! Que coisa mais feia!

    ResponderExcluir
  3. Caramba, Rafa e Patchu! Agora vocês me assustaram!

    Já vou até gravar o telefone da defesa civil no celular, só pra garantir... rsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Fabiana.
    Sou amigo do Dimitri à anos. Não tivemos a oportunidade de nos conhecer ainda pois não moro mais em SP e etouu no Paraná desde 2002. Sempre fiquei devendo uma visita à vocês. Juro que tentei antes da viagem mas não deu !
    O conteúdo do seu blog está excepcional! Parabéns. Continue assim pois a riqueza de detalhes está ótima de tal forma que lendo as suas postagens tenho a sensação de estar vivenciando isso junto com vocês.
    Um abraço bem grande para você e especial também para o Dimitri. Ainda nos encontraremos.
    Roberto Caldeira

    ResponderExcluir
  5. Oi, Roberto!
    Tudo bem?
    Conheço você de várias fotos e vídeos que o Dimitri me mostrou. Vocês aprontavam poucas e boas na época de colégio, hein? rsrsrs
    Que legal que gostou do blog! A idéia é atualizar com mais frequência, agora que já estamos com internet em casa.
    Ah! Vocês estão convidados a nos visitar aqui também!
    Beijos,
    Fabiana

    ResponderExcluir