quinta-feira, 28 de maio de 2009

BCA - Brazilian Community Association

Ontem completamos um mês no Canadá! É engraçado, mas parece que já faz bem mais tempo que estamos aqui, pela quantidade de coisas que já fizemos e novidades que descobrimos.

A última descoberta foi a BCA - Brazilian Community Association, uma associação que está tentando integrar os brasileiros que vivem na British Columbia. De acordo com eles, somos 3.000 brasileiros morando na província, mas esta comunidade está bem pulverizada e é realmente difícil ouvirmos português pelas ruas.

Na segunda-feira, participamos de uma reunião na sede da BCA, que fica em Burnaby, bem próximo de onde vamos morar. O encontro foi organizado para apresentar o projeto Anjo-da-Guarda, cujo intuito é fazer com que os brasileiros que estão há mais tempo no Canadá ajudem aqueles que acabaram de chegar.

Nossa, foi ótimo chegar e já ouvir todo mundo falando em português! Conhecemos vários brasileiros que estão por aqui, alguns há 20 anos, 10 anos, oito meses e outros que, como nós, acabaram de chegar. Também estavam presentes o embaixador, o cônsul e o vice-cônsul.

O pessoal da associação nos recebeu muito bem e o projeto Anjo-da-Guarda é uma iniciativa louvável. Para quem está em BC, mais especificamente em em Vancouver e região, vale muito a pena conhecer o trabalho deles. O site é o www.braziliansinbc.ca/indexp.html.

No encontro foram dadas muitas dicas sobre trabalho, currículo, entrevistas e, inclusive, dicas sobre comida. Descobri, por exemplo, que o nosso feijão marronzinho aqui é chamado de "pinto beans" e é facilmente encontrado a granel nos grandes mercados e nos mercadinhos chineses. : )

[atualizado]
Veja também o áudio de algumas partes importantes da reunião. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário