terça-feira, 26 de agosto de 2014

Entrevista sobre a imagem do Brasil no Exterior...

BRASILEIROS QUE MORAM NO EXTERIOR - ENTREVISTA

Fabiana Ferlin deu uma interessante entrevista esta semana sobre a imagem do Brasil no exterior com foco no Canadá e achamos interessante compartilhar aqui com vocês. 

Você acha que a imagem que o estrangeiro tem do Brasil é melhor do que a do próprio brasileiro?

Quando me mudei para o Canadá, em 2009, fui surpreendida positivamente com a opinião dos canadenses sobre o Brasil. Ainda tinha aquela ideia de que o estrangeiro só conhecia samba, Pelé, Ronaldo talvez. E muitos, ao saberem que eu era brasileira, me perguntavam sobre o governo do presidente Lula (sabiam o nome do presidente), alguns falavam sobre a Embraer, muitos comentavam sobre o crescimento econômico. No geral, a imagem é positiva.

Qual é a imagem que é divulgada do Brasil no exterior?

Nos últimos meses falou-se muito sobre o Brasil aqui no Canadá por causa da Copa do Mundo, já que o canadense também gosta de futebol e muitos acompanharam o campeonato. Mas normalmente não é o que acontece. Passado o boom econômico de uns anos atrás e agora que a Copa já acabou, vejo poucas matérias sobre o Brasil em jornais e na TV e, quando vejo, são aquelas veiculadas pelas grandes agências internacionais de notícias. Infelizmente, a maioria é negativa (notícia ruim tem sempre maior repercussão) ou, então, pitoresca, mostrando alguma curiosidade sobre o país. Um exemplo ruim foi quando vi a foto do Tiririca em um jornal local, com a legenda mostrando que tínhamos eleito um palhaço para deputado federal. Lamentável.
Mas esta semana fiquei feliz ao ver uma matéria sobre os artistas brasileiros conhecidos como “Os Gêmeos” estampando a capa do jornal Straight. Os artistas estão concluindo um grande mural, pintado na forma de grafite, em uma das áreas turísticas de Vancouver. A matéria era muito positiva, os chamava de “spray kings”.

Você acha que essa imagem favorece o país? Gostaria que fosse diferente? Em que sentido?

Gostaria de ver divulgadas mais matérias sobre as nossas belezas naturais, para que o turismo fosse incentivado. O canadense médio viaja muito para o exterior e uma maior divulgação dos pontos turísticos brasileiros, de outros estados, poderia contribuir de alguma forma, pois eles só ouvem falar mesmo do Rio de Janeiro ou da Amazônia.

Que perguntas as pessoas fazem quando descobrem que você é brasileira?

Algumas pessoas já me perguntaram “o que você está fazendo aqui, trocando um país tão lindo como o Brasil por esse frio do Canadá?”. Sempre me perguntam a cidade onde nasci e muitos não acreditam que São Paulo seja maior que o Rio, que eu devo estar enganada. Também ficam surpresos quando digo que não gosto de futebol.

Você já sofreu algum preconceito por conta da imagem que é divulgada do Brasil lá fora?

Acredito que não.

Que propagandas vê do Brasil?

Não vejo propaganda do Brasil aqui. No máximo propaganda de pacotes turísticos para o Rio de Janeiro. O que  vejo são alguns produtos e serviços que mencionam o Brasil, como Brazilian wax (depilação brasileira), Brazilian blow out (a escova progressiva, bastante conhecida por aqui) e também sandálias Havaianas em algumas lojas.

O que achou da Copa do Mundo? Contribuiu para uma melhora da imagem?

Antes de o campeonato começar, vi matérias negativas sobre a corrupção, superfaturamento na construção dos estádios etc. Durante as semanas da Copa, as matérias se resumiam ao resultados dos jogos mesmo. Não posso dizer se contibuiu ou não para a melhora da imagem do país.

Acha que os estrangeiros gostaram? Perguntaram pra você alguma coisa achando que só porque é brasileira saberia responder?

Alguns estrangeiros me perguntavam se eu iria para o Brasil para assistir os jogos. E também alguns me pediram indicações de quais as melhores cidades para se hospedar e assistir os jogos.

A imagem que você tem do Brasil mudou com a sua ida a outro país? Desde que você mora fora, houve alguma mudança na propaganda que você viu sobre o Brasil?

Sim, mudou e, infelizmente, para pior. Moro em outro país há mais de cinco anos e quando comparo a qualidade de vida aqui, vejo que os serviços públicos funcionam bem, que o dinheiro dos impostos é bem empregado, que os índices de violência são muito baixos, que a política é mais transparente, é claro que a imagem que tenho do Brasil é muito abalada.
A mudança que percebi nesses cinco anos é que não se fala mais sobre o tal “crescimento econômico” do Brasil.

26/08/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário