Li o artigo e fiz um comentario la, que vou replicar aqui:
Bom texto! Parabens! Achei bastante interessante...
Porem nao concordo com ele. Acho um absurdo pagar gorjeta por alguns servicos, o que eles tem de diferente dos outros? Porque tem essa vantagem que outros nao tem?
Sou designer, e se eu faco um otimo servico com meu trabalho, o cliente me paga o que foi acertado e no maximo agradece. Porque tenho que pagar a mais do que ja esta sendo cobrado? Porque eles ganham pouco? Entao a culpa e do restaurante, que cobra muito e nao repassa ao funcionario, nao do cliente, que ja paga caro.
Aqui em Vancouver nunca paguei e nunca fui hostilizado por isso. Se ir dia for, vou retrucar e nao vou pagar.
Dou valor ao meu suado dinheiro. Pago o que me e’ cobrado.
Desculpem, mas e’ minha opiniao. Nao pago gorjeta e sou terminantemente contra esta mentalidade.
Complementando o texto, participo de uma lista e a gorjeta virou assunto la. Uma moca escreveu um texto (um tanto quanto tendencioso, pois ela trabalha de garconete) que me deixou ainda mais revoltado com esta historia absurda de dar gorjeta. Duplicarei aqui:
"No caso do tópico gorjetas, sinto que posso contribuir, então lá vai:
Desde que cheguei aqui no Canadá como estudante em 2003 venho trabalhando como garçonete. Por enquanto, continuo com o mesmo tipo de emprego, mesmo retornando ao país como skilled worker. Todo mundo aqui sabe que não é fácil encontrar emprego na área e o aluguel e as contas não desaparecem por causa disso....
Em fim, só queria dizer que garçons e garçonetes aqui no Canada recebem menos que o salário mínimo geral. Para qualquer outra posição, o mínimo pago por hora é 10,25, mas para "servers" é 8,90. Ou seja, as gorjetas são essenciais.
Além disso, em qualquer restaurante ou bar os donos dos estabelecimentos "cobram" seus "servers" 3% ou 4% sobre tudo que o funcionário vendeu. E tem mais: se você vai a um lugar onde haja um bartender ou, além do seu garçom, um outro funcionário (bus person) que limpa e reorganiza as mesas, este recebe 1% do total das vendas de cada server. É claro que todo esse dinheiro sai das gorjetas.
Então, por exemplo: Quando você recebe sua conta de 100 dólares (antes das taxas), dá 10 dólares de gorjeta. Suponhamos que naquela noite o server vendeu 1000 dólares: e recebeu 10% de gorjeta, 100 dólares. Na verdade ele irá pra casa com 50. 4% do chefe, 1% do ajudante. Ao invés de 10%, ele recebeu 5%.
Vamos pensar nisso antes de dar gorjeta. E, novamente, no Canadá, diferentemente do Brasil, 15% é o mínimo que se espera de gorjetas quando o serviço é normal; e 20% quando você realmente gostou de seu server.
Brasileiros tem uma péssimo fama. Eu mesmo odeio servir meus compatriotas pois sei que faço um bom trabalho e muitas vezes acabo sem gorjeta nenhuma com a desculpa de "eu não sabia". Vamos tentar ser mais legais e absorver os costumes, ok?
Há uma piadinha entre os garçons e garçonetes: What is the differece between a Brazilian and a canoe? The canoe tips!!!!!"
Ou seja, alem de cobrar uma fortuna no restaurante, o dono ainda ROUBA o dinheiro da gorjeta! Isto esta muito errado!
Outra coisa, porque o pobre funcionario do McDonalds que ganha um salario de fome nao ganha gorjeta? Porque o cozinheiro do restaurante, que fica fedendo oleo o dia todo nao ganha gorjeta? Porque a faxineira que limpa a empresa com todo cuidado nao ganha gorjeta? Porque o cara que trabalha limpando a rua nao ganha gorjeta? O trabalho deles e' mais facil?
Isto e' ridiculo e errado!
Se antes tinha alguma duvida, agora tenho certeza: Jamais darei gorjeta!
Concordo com você Dimitri, fala sério.
ResponderExcluirAbraço pra você e o bebezinho.
Diariocanadabrasil.blogspot.com
Fato! Em alguns casos, acho bacana dar gorjetas, pois em alguns casos, há sim excelentes trabalhos ou uma verdadeira mão na roda nos diversos tipos de "serviços" prestados por estes profissionais.
ResponderExcluirAgora fazer disto uma regra, é incompetência do estabelecimento que contrata esses funcionários a salários miseráveis, botando deles a culpa de um "trabalho mal feito" em caso de não receber gorjetas.
É difícil engolir realmente... Eu fico bem tranquilo em não pagar aqui no Brasil, e acho que no Canadá ainda pagaria um belo de um sapo pra um gerente de um estabelecimento que força seus funcionários a isso.
Abraços casal e bebê!
Ola tudo bem?
ResponderExcluirAqui em Montréal, concordo com a orjeta para os garçons. Eles recebem 8,50 a hora e o minimo é de 9,50 (ou algo parecido..rs). Eles recebem menos justamente por considerar as gorjetas..
Tb sou designer, se precisar de uma mao, mande um email...
http://vizoni.carbonmade.com/
Abs..
Cleber
When in Rome, do as the Romans do...
ResponderExcluirA Ma está totalmente certa. Mentalidade pequena não seguir os costumes da cultura do povo do país.
ResponderExcluirMe desculpem, mas não acho ser uma questão de mentalidade pequena e sim uma simples questão de opinião e valor pessoal.
ResponderExcluirNunca vi um japonês chegar aqui no Brasil e ter que aprender a sambar!
Abraço Dimitri e família.
Ou vc aceita os costumes do país que está, ou volta para o seu. Simples meu caro. Você apenas está provando que é um típico brasileiro, chega em um lugar e acha que é o dono do pedaço, querendo impor suas proprias regras. Lamentável.
ResponderExcluirO Dimitri está certíssimo. Se a pessoa aceita aquele emprego, já sabe do salário e das condições. Se não está satisfeita, então pode procurar outro emprego.
ResponderExcluirQuanto ao pessoal que respondeu dizendo que ele não se adaptou aos costumes locais, fica claro a mentalidade coletivista e estatista, pois aniquilam a opinião individual e querem que todos ajam da mesma maneira, como se todos fossem obrigados a pensar da mesma forma.
Sempre achei uma picaretagem essa história de gorjeta.
E se o funcionário do restaraunte ou seja lá o que for, não quer atender bem por que não ganha gorjeta, isso é um tiro no pé do restaurante, afinal vai afastar clientes.