Ontem passamos por uma situação inusitada na praça de alimentação de Metrotown, o segundo maior shopping do Canadá, que fica aqui em Burnaby.
Estávamos com uma amiga brasileira conversando em uma das mesas, quando vimos um adolescente tossindo muito e fazendo gestos apontando a garganta, para indicar que tinha engasgado com a comida. Só que ele não parava de tossir e o mais estranho é que ninguém fazia nada, nem a adolescente que estava na mesma mesa com ele! Não sei se ela estava em choque ou se ficou com vergonha, sei lá. Mas o menino podia ter morrido, por falta de iniciativa das pessoas!
Como estávamos numa mesa mais afastada, achamos que alguém faria alguma coisa, mas ninguém se mexia para ajudar. A primeira a tomar a iniciativa foi essa nossa amiga, que correu até lá e começou a bater nas costas dele. Só que o menino estava ficando roxo! Então eu também corri e tentei fazer a tal da manobra de Heimlich. Só que eu não conseguia levantar o rapaz. Até que um outro homem que estava mais perto veio ajudar e conseguiu fazer a manobra direito. Então, a comida saiu da garganta dele e o menino voltou a respirar.
Mas o que mais me impressionou nessa história foi que a maioria das pessoas nas mesas fingiu que não estava acontecendo nada! Ficava todo mundo olhando com cara de paisagem, como se estivessem só assistindo a um filme. Alguns seguranças do shopping vieram, mas também ficavam só olhando e falando no rádio.
Pra quem nunca ouviu falar, aí vai a dica de como fazer a tal Manobra de Heimlich, que pode salvar a vida de alguém nessa situação.
Manobra de Heimlich
Se a pessoa estiver engasgada, com dificuldade para respirar, abrace-a pela cintura, firmando os punhos entre as costelas e o abdomem. Puxe a pessoa para cima e em sua direção, rápida e vigorosamente quantas vezes forem necessárias, até o alimento ser expelido.
É por essa e outras que muita gente morre!
ResponderExcluirE aqui no Brasil não é muito diferente não...
às vezes as pessoas até fingem que não estão vendo...
Fa, arrume o título, está esgasgado...rs
Beijo
Caramba! Sinistro esse episódio! É aquela história, fica sempre um esperando o outro ir primeiro, ao meu ver, para "não passar vergonha caso não seja nada". Complicado isso...
ResponderExcluirAinda bem que você e sua amiga tomaram a atitude! Parabéns!
Tiago
Acho que a gente deveria sempre se perguntar: E se fosse com a gente? Ou com alguém de nossa família? Faça ao outro o que gostaria que fizessem contigo, penso que é fundamental.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa de vocês!
grande abraço
dea e juba